resumo da lei 8080
ALEXA MARQUES DE LIMA JESUS
LUANA PEREIRA DE ARAUJO
TEORIA DE MADELEINE M. LEININGER
TEORIA DO CUIDADO TRANSCULTURAL
Salvador 2013.2
ALEXA MARQUES DE LIMA JESUS
LUANA PEREIRA DE ARAUJO
TEORIA DE MADELEINE M. LEININGER
TEORIA DO CUIDADO TRANSCULTURAL
Teoria apresentada como requisito de complementação da disciplina Introdução de Enfermagem, 1º Semestre, Turma 1AN, do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Dom Pedro II.
Orientador: Álvaro Pereira
Salvador
2013.2
BIOGRAFIA
Madeleine M. Leininger bacharelou-se em 1950 em Ciências e concluiu mestrado em 1953, sendo membro da Academia Americana de Enfermagem. Fundadora do subcampo transcultural da enfermagem, é professora dessa matéria, além de antropologia e pesquisa no atendimento humano, com muitas publicações com enfoque no ensino da enfermagem.
Em 1991, reconheceu a importância do cuidado de enfermagem junto aos pacientes, o que a induziu a enfocar em seus estudos e pesquisas sobre esse tema. Em 1950, observou diferenças importantes de comportamento entre as crianças, quando trabalhava como enfermeira clínica especialista com crianças perturbadas e seus pais, identificando diferenças com base cultural. Nessas observações identificou a ausência de conhecimento cultural nessas crianças e seus pais como fator determinante para a enfermagem entender as variações de cuidados prestados, tornando-a a primeira enfermeira no mundo a obter doutorado em Antropologia, oferecendo aos profissionais importante campo de atuação na enfermagem transcultural.
Os termos enfermagem transcultural, etnoenfermagem e enfermagem cultural foram utilizadas por Leininger em 1960. Em 1966, ministrou o primeiro curso sobre este subcampo. Quanto à enfermagem transcultural, definiu-a como o ramo que tem como foco principal o estudo comparativo e a