Políticas sociais - O público/privado
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS APLICADAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
POLÍTICA SOCIAL II
POLÍTICAS SOCIAS
O PÚBLICO /PRIVADO
Claudia Carvalho - 2011180549
Tainã Cristina - 2011180622
Rio de Janeiro, Out. 2012.
Alunas do Curso de Serviço Social UCB.
Claudia Carvalho
Tainã Cristina
POLÍTICA SOCIAL
Trabalho acadêmico interdisciplinar, dirigido e apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Política Social II do curso de Serviço Social na Escola Superior de Ciências Aplicadas da UCB, sob a orientação do (a) Profª Mônica.
Rio de Janeiro, Out, 2012.
Introdução
O presente trabalho faz uma análise sobre as Políticas Sociais, as transformações no mundo do trabalho, novas formas de regulação social, reforma e contra–reforma do Estado como esses aspectos se relacionam no Neoliberalismo com a Políticas Sociais do Estado Moderno.
Em alguns pontos citamos os aspectos sócio–políticos e históricos dos países latino–americanos, padrões usados e seus contextos frente as políticas sociais.
1 – Reforma do Estado nas Políticas Socias
A relação entre Estado, sociedade civil e políticas sociais sofreu considerável mudança a partir dos anos de 1970, com a crise do capital no cenário mundial podemos afirmar que foi somente no século XX, sobretudo, a que a Política Social passou a ser considerada direito. A partir daí, as demandas e necessidades dos cidadãos é reconhecida como legítimas transformadas em direitos, incidindo nas esferas social, econômica, política e cultural a “reforma” foi introduzida no contexto brasileiro com a intencionalidade de gerar mudanças no desempenho estatal em linhas gerais, as autoras nos chamam atenção na análise e nos argumentos utilizados pela classe dominante para justificar a necessidade da "reforma" do estado brasileiro, o bem-estar-social