Conceitos de Público, Privado e Social
Segundo a Autora, na Grécia Antiga, em seu Espaço Privado o Homem tinha o papel principal sobre a família e aos escravos sem se preocupar com leis, ele era quem tinha o dever de manter o espaço privado (família) em segurança, organizada e alimentada, e tinha o poder totalitário sobre a vida e a morte, o papel da mulher era de procriar e cuidar dos filhos e seus escravos de ajudar nos trabalhos em sua propriedade.
No Espaço Político o papel do homem dependia de sua oratória e seu poder de persuasão, ao participar da Política o homem demostrava ter sua vida privada sob controle e tinha coragem para se libertar da boa vida em seu ambiente privado e expor suas ideias com coragem para arriscar a sua própria vida exibindo para os outros que era o melhor.
b) Quais os conceitos e ressignificação de Espaços Público, Privado e Social na sociedade Romana, segundo a autora?
A transformação dos interesses do Espaço Privado Família para o Espaço Público, desagregou os cidadãos que procuravam afirmar os seus direitos privados no espaço político. Inicialmente o homem tinha o poder soberano sobre a família escravos, poder semelhante empregado pelo Rei, mas que com o Liberalismo e os ideais de revolução, o poder político se transformou em uma espécie de governo de ninguém, assim a burocracia toma conta do comportamento social uniformizando o comportamento humano em relação a administração Pública. Segundo a Autora esse governo de ninguém não existe ausência de governo mas sim um poder desligado da pessoa do Rei e uma vontade geral unitária, sugerindo uma tentativa de democracia direta.
c) Quais as implicações e/ou consequências trazidas pelas mudanças introduzidas pela cultura romana sobre os conceitos de Espaços Público, Privado e Social para a modernidade e contemporaneidade, segundo a autora?
Uma das implicações principais que contribuiu para a promoção social