Cargas Eletricas
Disciplina: Laboratório de Física II
Introdução
No dia 28 de Fevereiro de 2013, sob a orientação do professor Nei Cipriano Ribeiro. Realizamos no laboratório a primeira aula experimental de laboratório de física II.
Este trabalho abordará Distruição das Cargas Elétricas nos Corpos, onde existem dois tipos de substâncias que compõe um corpo, que são elas: Isolantes onde os elétrons quase não se movimentam, e as cargas elétricas permanecem onde foram depositadas. Condutoras, onde os elétrons se movimentam, e as cargas elétricas se deslocariam para a superfície.
Abordaremos também,as descargas elétricas, eletrização e efeito das pontas, onde estudaremos o Gerador de Van de Graaff no gerador eletrostático.O gerador eletrostático (Van de Graaff) pode ser entendido como uma esfera metálica isolada da terra que é permanentemente carregada.
DISTRIBUIÇÃO DAS CARGAS ELÉTRICAS NOS CORPOS
Verificaremos experimentalmente as propriedades das cargas elétricas. Descargas, eletrização e efeito das pontas.
A carga elétrica é considerada como sendo uma propriedade que se manifesta em algumas das chamadas partículas elementares, por exemplo, nos prótons e elétrons.
Os prótons e elétrons são os portadores do que denominamos carga elétrica, mas esta propriedade não se manifesta exatamente da mesma forma nessas partículas; convencionou-se, então, a chamar a carga elétrica dos prótons de positiva (+) e a dos elétrons de negativa (-).
Experiências realizadas no transcorrer do início do século XX, notadamente por Millikan, permitiram verificar que prótons e elétrons apresentam cargas elétricas de mesmo valor absoluto e que a quantidade de carga apresentada por ambos corresponde à menor quantidade de carga que uma partícula pode ter; a este valor chamamos de carga elementar e representa-se por e.
O valor desta carga e no SI - Sistema Internacional - é dado por 1,6.10-19 coulomb.
As