Países de industrialização Planifica
Planificada
A industrialização planificada, também chamada de "economia centralizada" ou
"economia centralmente planejada", é um sistema econômico onde a produção é previa e racionalmente planejada por especialistas, no qual os meios de produção são propriedade do estado e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias primas para as unidades de produção. Esse tipo de industrialização é existente em vários países, porém destacaremos apenas dois,
China e Rússia, considerados os maiores países que utilizam a industrialização planificada. Como mostra o mapa e a tabela a seguir:
Primeiro mundo (países capitalistas “ricos”)
Segundo mundo (países socialistas de economia planificada) Terceiro mundo (países capitalistas “pobres”)
Rússia
A aceleração do processo de industrialização após começou a Revolução de 1917 (Revolução
Russa), que instaurou o Socialismo como forma política. Depois do colapso do socialismo e da profunda crise dos anos 1990, a Rússia renasceu como potência, porém agora na condição de economia emergente com a China, Índia e o Brasil, com os quais compõe o grupo BRIC.
A Rússia ocupou o espaço da antiga União
Soviética no cenário internacional, como o assento de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. No entanto, perdeu influência no mundo, mesmo na região em que influenciava diretamente, o Leste Europeu, onde viu vários de seus antigos satélites ingressarem na OTAN e na União Européia.
Crescimento do PIB nos últimos anos – razões: ‐ desvalorização de sua moeda, que estimulou suas vendas no exterior ‐ elevação do preço do petróleo, seu principal produto de exportação
(reflexos
nos indicadores de distribuição de renda)
Os recursos naturais da Rússia
A Rússia é um dos países mais ricos em recursos minerais (grande extensão territorial / diversidade da estrutura geológica).