Ordem Mundial
O Equilíbrio mundial se define pela presença de uma ou mais potências, como aconteceu no século XIX: a Inglaterra dominava a maior parte do planeta com suas colônias espalhadas pelo mundo, era quem fornecia a maior parte dos produtos industrializados para todo o mundo, era a monopolaridade.
A bipolaridade surgia como resultado do aparecimento e expansão do capitalismo e explosão das Primeira e Segunda guerra mundial, quando ouve um declínio da Europa, surgia Estados Unidos e URSS como grandes potências.
Já a multipolaridade surge na década de 90, após a dissolução da URSS, o Japão surgia como potência emergente, e forma com os Estados Unidos e MCE (Mercado Comum Europeu) a ordem multipolar.
Ao longo das décadas surgem novas potências, que se formam e passam a ser essenciais na economia mundial.
ORDEM MUNDIAL
O que é uma ordem mundial?
Desde o inicio dos anos 1990, vivemos na chamada “nova ordem mundial”. Qual o significado disso?
Uma Ordem mundial é o Equilíbrio de poder (ou a correlação de forças) no plano internacional. Ou seja, é a situação econômica, militar e político-diplomático do mundo numa determinada fase ou período.
No mundo da geopolítica atual conhecemos pelo menos três tipos de ordem mundial, a saber: Monopolar, Bipolar e Multipolar.
Monopolar, Inglaterra: o domínio de um quinto do planeta: Reino Unido da Grã Bretanha. Século XVIII e XIX. Nesse período, a hegemonia mundial era determinada por essa potência a partir do domínio industrial e marítimo.
De 1837 a 1901, a Inglaterra viveu sob o reinado da rainha Vitória, período em que atingiu o apogeu de sua política industrial e colonialista. Tornou-se a grande "oficina do mundo", abastecendo os mercados mundiais com seus produtos industrializados.
Na África, os ingleses conquistaram uma vasta região, que incluía África do Sul, Orange, Rodésia, Tanganica, Quênia, Uganda e Sudão, além de manterem influência sobre o Egito.
Bipolar: o mundo era marcado por dois