Ordem Mundial
A ordem mundial bipolar também conhecida como guerra fria, caracteriza-se como uma ORDEM em que a grande divisão Mundial, ou seja o mundo era dividido em países capitalistas e países comunistas que por fim eram comandados por duas grandes potências, estas eram o Estados Unidos & a União Soviética, em outras palavras esses duas nações comandavam o mundo.
• Ordem Multipolar
A ordem multipolar corresponde as relações de poder e influência no período que vai desde a queda do Império Soviético ou URSS (1991) até os dias atuais. Nesse momento, apesar de termos uma clara predominância do capitalismo ( com pequenas nações como Cuba mantendo um regime socialista ) , falamos em ordem multipolar devido ao surgimento de novas potências que passaram a influenciar o mundo como a China e até mesmo o Brasil, além da formação de diversos blocos econômicos como a União Européia e o Mercosul, que impediram um possível monopólio internacional do comércio por uma única potência.
Após a queda do socialismo na URSS, os EUA tornaram-se a maior potência mundial.
Porém, agora vivemos num mundo multipolar, em que cada região tem um país "líder" e todos estão ligados aos EUA.
• Influência dos EUA
Com a retirada da União Soviética do cenário mundial, em relação à sua influência política, os líderes dos Estados Unidos iniciaram uma série de decisões de acordo somente com seus interesses, uma vez que se tratava da maior potência mundial e não havia nenhum país para ir contra as suas ofensivas.
A partir dessa liderança mundial, os Estados Unidos começaram a intervir em diversas questões diplomáticas e militares no mundo, um exemplo claro dessas iniciativas foi quando tomou partido na invasão do Iraque ao Kuwait que ocasionou a Guerra do Golfo.
Essa atitude por parte do governo norte-americano não se limitou somente às discussões e negociações intermediadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, pelo contrário, foi uma ofensiva arbitrária e imposta pelos