Avaliação de Desempenho
Daniela Ianelli de Oliveira RA 5821619
Daniela Santos Pereira RA 5363363
Avaliação de Desempenho Secretariado Executivo Trilingue - Morumbi
São Paulo
2014
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
Aline Santos de Melo RA 5507330
Daniela Ianelli de Oliveira RA 5821619
Daniela Santos Pereira RA 5363363
Avaliação de Desempenho Secretariado Executivo Trilingue - Morumbi
São Paulo
2014
AVALIAÇÃO AO LONGO DA HISTORIA
Desde os tempos primitivos, em algumas tribos, os jovens só passavam a serem considerados adultos após terem sido aprovados em uma prova referente aos seus usos e costumes (Soeiro & Aveline, 1982). Há milênios atrás, chineses e gregos já criavam critérios para selecionar indivíduos para assumir determinados trabalhos (Dias, 2002). Na China, em 360 a.C devido a este sistema de exames, todos os cidadãos tinham a possibilidade de alcançar cargos de prestígio e poder. Na Grécia, Sócrates, sugeria a autoavaliação - O Conhece-te a ti mesmo - como requisito para chegar a verdade (Soeiro & Aveline, 1982).
Uma outra forma de avaliação era realizada através de exercícios orais utilizados pelas universidades medievais e mais tarde pelos jesuítas. Na idade média, as universidades tinham como objetivo principal a formação de professores. Os alunos que completavam o bacharelado precisavam ser aprovados em um exame para poder ensinar e os mestres só recebiam o título de doutor se lessem publicamente o Livro das Sentenças de Pedro Lobardo ou posteriormente se defendessem tese (Soeiro & Aveline, 1982).
Ao final do século XVIII, a avaliação adquire uma estrutura mais sólida, e surgiram as primeiras escolas modernas, os livros tornaram-se acessíveis a todos e com isso foram criadas as bibliotecas.
As avaliações de desempenho passaram a ser obrigatórias a todos os programas educativos e sociais dos Estados Unidos, e foi dessa forma que a avaliação