O Equil Brio Mundial Se Define Pela Presen A De Uma Ou Mais Pot Ncias
A bipolaridade surgia como resultado do aparecimento e expansão do capitalismo e explosão da Primeira e Segunda guerras mundiais, quando ouve um declínio da Europa, surgia Estados Unidos e URSS como grandes potências.
Já a multipolaridade surge na década de 90, após a dissolução da URSS, o Japão surgia como potência emergente, e forma com os Estados Unidos e MCE (Mercado Comum Europeu) a ordem multipolar.
Ao longo das décadas surgem novas potências, que se formam e passam a ser essenciais na economia mundial.
A Ordem Monopolar
Inglaterra: o domínio de um quinto do planeta
De 1837 a 1901, a Inglaterra viveu sob o reinado da rainha Vitória, período em que atingiu o apogeu de sua política industrial e colonialista. Tornou-se a grande "oficina do mundo", abastecendo os mercados mundiais com seus produtos industrializados.
Na África, os ingleses conquistaram uma vasta região, que incluía África do Sul, Orange, Rodésia, Tanganica, Quênia, Uganda e Sudão, além de manterem influência sobre o Egito.
A Ordem Bipolar
A Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial teve seu período de 1914 à 1918 e suas principais causas foram:
Disputas colonialistas;
Revanchismo da França em relação a Alemanha;
Rivalidades econômicas entre Alemanha e França, e Alemanha e Inglaterra;
Disputa pela a hegemonia balcânica entre Rússia e Áustria - Hungria;
Pan-eslavismo sérvio e bósnio entre a dominação austro-húngara.
Com a tentativa de equilibrar a política européia com acordos de mútua cooperação entre as potências imperialistas, surge a Política das Alianças, com a Tríplice Aliança formada em 1882 pela Alemanha, Itália e Áustria – Hungria, e a Tríplice Entente, formada em 1907 pela Inglaterra, França e