Ordem bipolar e multipolar
O Equilíbrio mundial se define pela presença de uma ou mais potências, como aconteceu no século XIX: a Inglaterra dominava a maior parte do planeta com suas colônias espalhadas pelo mundo, era quem fornecia a maior parte dos produtos industrializados para todo o mundo, era a monopolaridade.
A bipolaridade surgia como resultado do aparecimento e expansão do capitalismo e explosão da Primeira e Segunda guerras mundiais, quando ouve um declínio da Europa, surgia Estados Unidos e URSS como grandes potências.
Já a multipolaridade surge na década de 90, após a dissolução da URSS, o Japão surgia como potência emergente, e forma com os Estados Unidos e MCE (Mercado Comum Europeu) a ordem multipolar.
Ao longo das décadas surgem novas potências, que se formam e passam a ser essenciais na economia mundial.
A Ordem Bipolar
A Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial teve seu período de 1914 à 1918 e suas principais causas foram: * Disputas colonialistas; * Revanchismo da França em relação a Alemanha; * Rivalidades econômicas entre Alemanha e França, e Alemanha e Inglaterra; * Disputa pela a hegemonia balcânica entre Rússia e Áustria - Hungria; * Pan-eslavismo sérvio e bósnio entre a dominação austro-húngara.
Com a tentativa de equilibrar a política européia com acordos de mútua cooperação entre as potências imperialistas, surge a Política das Alianças, com a Tríplice Aliança formada em 1882 pela Alemanha, Itália e Áustria – Hungria, e a Tríplice Entente, formada em 1907 pela Inglaterra, França e Rússia.
O estopim do conflito foi após o assassinato do herdeiro do império austro – húngaro em Serajevo, capital da Bósnia, detonando declarações de guerra entre os membros das alianças.
O término se deu com a aceitação de 14 pontos sugeridos pelo presidente dos Estados Unidos, conhecido como "A Paz de Wilson" ou "Paz sem vencedor".
Então é criado o Tratado de Versalhes (1919), no qual a Alemanha é considerada a