Políticas Públicas
AD 1 – Unidade 1 – Políticas Públicas: Conceitos Básicos
Questionário:
1- Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.
No hospital onde trabalho como assistente social, posso perceber a cooperação, quando, em equipe multiprofissional, cada um exerce sua função, sendo que todos deveriam realizá-las, assim, o atendimento era melhor para com o paciente ou quando fazemos a Ação Natal das Crianças, por exemplo. Cada profissional tem uma função a executar para que possamos doar roupas e brinquedos a crianças carentes da comunidade.
A competição ocorre quando os vários profissionais concorrem a um cargo de chefia. Dentre as competições, surgem alguns conflitos entre os profissionais, pois alguns agem de forma desonesta para conseguir a vaga.
2- O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?
Não, pois ainda que sejam atividades de interesse coletivo e público, não podem ser consideradas atividades classificadas como políticas públicas, visto que só o Estado tem o poder extroverso, regulando toda a sociedade. Mesmo que as empresas/entidades privadas participem da formulação das políticas e de sua implementação, as decisões só são tomadas com ação do Estado
3- Elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista das críticas recebidas e peça ao seu tutor para comentá-las.
A análise de política vem de encontro aos problemas da sociedade (demandas sociais) e que, após análise no Congresso Nacional, parlamentares, serão estudadas sua aplicação e eficácia, para, posteriormente, tornar a solução para os