Políticas Publicas
A educação pública está diretamente associada á luta pelos direitos sociais e humanos. No Brasil a luta pela democratização da educação tem sido uma bandeira dos movimentos sociais de longa duração. O Estado vem atendendo a essas reivindicações, mas de sua maneira, o qual não tem trazido uma universalização.
O Sistema Nacional de Educação é entender, articular as políticas de trabalho, educação e desenvolvimento sustentável. A educação é uma prática social cada vez mais presente na sociedade atual. Com isso surgem novas exigências e maiores demandas do mundo do trabalho e da produção, percebemos sua amplitude com o desenvolvimento científico e tecnológico.
Grandes transformações econômicas já ocorreram e ainda estão por ocorrer: Crescimentos de rendas, redução das desigualdades, garantia dos direitos sociais e humanos e as políticas públicas, estas as quais passaram a contribuir para mais mudanças sociais mais garantidas.
O Desenvolvimento científico e tecnológico trás os elementos fundamentais para o processo de desenvolvimento econômico e social: educação, ciência e a tecnologia, mas é necessário investimentos em universidades públicas, nos grupos e nos laboratórios de pesquisas.
O desenvolvimento sustentável, deve garantir o equilíbrio dos recursos naturais, por isso é necessário ampliar as discussões sobre os projetos sociais, para a elaboração de novas maneiras para lidar com os recursos naturais dentro do Brasil.
Sobre a junção de trabalho, educação e desenvolvimento sustentável, é necessário a formação de profissionais preparados para trabalhar com a desigualdade social, profissionais dispostos a mostrar para a sociedade melhores formas de se cuidar do meio ambiente, para assim trazer a qualidade de vida e um desenvolvimento sustentável crescente. As mudanças sociais devem acontecer avançando nas políticas setoriais e