hospitalidade nos dias de hoje
Após a segunda guerra mundial houve uma grande evolução na medicina, na alimentação, nos meios de comunicação, no lazer, nos transportes, provocando uma melhoria na hospitalidade.
A partir de 1949 o turismo é democratizado. Deixa de ser objeto de luxo e passa ocorrer em grandes escalas. Surge a hotelaria americana com hotéis mais funcionais e o turismo finalmente é visto como uma atividade econômica.
E a partir desses acontecimentos começa a hospitalidade nos dias atuais! Todas as sociedades apresentam um jeito de expressar sua hospitalidade. Atualmente ela ganhou formas e interpretações ocasionando o encontro e a relação entre vistantes e visitados. Há componentes indispensável nesse assunto.
Conforme a última pesquisa do IBHE (Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial), feita com 400 profissionais do mercado, o que se percebe, felizmente, que quase 100% dos entrevistados acredita que a hospitalidade é uma forma de aproximar pessoas e consolidar relacionamentos. Isso prova a importância de hospitalidade nos dias atuais como um fator de competitividade capaz de fazer a diferença em qualquer situação que envolva pessoas e é algo que merece uma atenção cada vez maior por parte das organizações. Afinal, ela passa a ser a forma como nós sentimos quando nos relacionamos com aquelas pessoas, aquela empresa, mostra a sua maneira de ser, de agir, reagir e de estabelecer relações.
Por mais dependentes que sejamos da tecnologia como peça-chave em operações comerciais e relacionamentos interpessoais (como acontece nas redes sociais como Facebook e afins), sua sustentação se dá na mesma proporção com a vontade de servir, de acolher. Em outras palavras, na vontade de praticar a gentileza, no bem querer, no bem servir, no prazer de praticar a hospitalidade pelo simples fato e a grandeza de ser.
Alegando falta de tempo (o mal do século?), muitas vezes parecemos robôs