Políticas Educacionas
Curso de Pedagogia
Segundo Período
Políticas Educacionais
22/09/2014
Docente: Kamila Amorim
Discente: Júlia Gabrieli da Silva
1 - Defina com, suas palavras, o conceito de Política e Política Pública. Após apresentar a definição, apresente em forma de texto, a diferença entre ambos os conceitos. (1,0)
Política é quando a pessoa é livre para participar das decisões da cidade, ou seja, quando o cidadão tem o direito de fazer suas próprias escolhas a favor do lugar onde vive, um exemplo clássico de Políticas é a escolha do líder, no caso o prefeito, presidente, governadores etc, onde podem ter uma escolha e depois seguir as chamadas Políticas Públicas.
Política Pública é um conjunto de programas ou ações desenvolvidas pelo Estado na sociedade. A palavra é clara quanto sua definição, Política Pública é em forma de governo, ou seja, a sociedade é vinculada a Política, mas seguindo os programas implantados pelo Estado.
2- O que você entende por Políticas Educacionais? Dê 2 exemplos de Políticas Educacionais explicando a finalidade de cada uma delas. (0,5)
Políticas Educacionais são dadas por uma série de medidas planejadas e colocadas em prática pelo governo dentro de uma instituição de ensino seja ela estadual ou municipal. Em outras palavras, pode-se dizer que políticas educacionais é um foco mais específico do tratamento da educação, que em geral se aplica às questões escolares.
O Prouni é um dos exemplos mais vistos nos dias de hoje, sua finalidade é conceder bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e em instituições privadas de ensino superior. Foi criado pelo governo brasileiro pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.
Outro exemplo presente no nosso cotidiano é o Fies. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.