ATPS
Administração – 2014.2
Aula n. 5 – Os Princípios Fundamentais da Contabilidade (parte 1)
4.1. Generalidades
Conceitos básicos que constituem o núcleo essencial para guiar o profissional na consecução dos objetivos da contabilidade que consiste em apresentar informação estruturada para os usuários.
4.1.1. Princípios versus Objetivos
Não se devem confundir os Princípios Fundamentais de Contabilidade com seus objetivos ou com o objeto da Contabilidade.
a) Objetivo é informar os usuários;
b) Objeto é o patrimônio das entidades.
Princípios são a forma, o meio e a estrutura que se utiliza para chegar aos objetivos ou, às vezes, para melhor entender o que vem sendo praticado há muito tempo.
4.1.2. Placas de Direção
São como grandes placas de direção e atenção para indicar onde se pretende chegar.
Eventualmente, porém com grandes chances de erro, poderia se chegar sem sinalização. Os
Princípios Fundamentais, na Contabilidade, exercem a mesma função. São “guias” de direção, que se observadas levará aos objetivos desejados, sem grandes problemas e quando o objetivo é grande demais, levará a acessar o objetivo correto.
4.1.3. Banco de dados
Toda a Contabilidade é um gigantesco painel de indicadores, referente ao gerenciamento de uma entidade, mas não se pode esquecer que o próprio sistema é um meio, um instrumento, um indicador, por mais importante que possa ser.
A expressão genérica Princípios Fundamentais de Contabilidade engloba conceitos diferenciados e que podem ter hierarquia ou amplitudes diferentes. Alguns nem são mesmo essencialmente contábeis, e se referem mais ao ambiente econômico ou social das entidades, sendo uma espécie de Postulados, denominada de Postulados ambientais.
4.2. O princípio da Entidade
É o início de todo o encadeamento do raciocínio contábil e do arcabouço estrutural da disciplina, sendo considerado por alguns autores como um dos Postulados Ambientais.
4.2.1. A contabilidade e as entidades
A