Política e poder
O termo política designa o campo da atividade humana que se refere à cidade, ao Estado, a administração pública e ao conjunto dos cidadãos. Já a filosofia política investiga o poder do homem sobre outros homens.
Podemos encontrar três formas básicas de definir o poder: o poder econômico, que se preocupa em garantir o domínio da riqueza controlando a organização das forças produtivas, o poder ideológico, que se preocupa em garantir o domínio sobre o saber controlando meios de comunicação, e o poder político, que se preocupa em garantir o domínio da força institucional e jurídica controlando os instrumentos de coerção social.
Para Bobbio, o poder político seria o principal, pois pode utilizar a força física para condicionar comportamentos.
Estado
Para a maioria dos autores, o Estado teria se desenvolvido após o surgimento do governo, quando um grupo de pessoas passou a controlar certas funções político-administrativas. O Estado nem sempre teria existido ao longo da história.
A função dos partidos políticos é captar os desejos da sociedade civil (sindicatos, empresas, escolas, igrejas, clubes, etc.) e encaminhá-los para o campo da decisão política do Estado.
Nos dias de hoje um Estado é considerado democrático quando apresenta participação política do povo, através principalmente do voto secreto e direto, divisão funcional do poder político e existência do Estado de direito, que representa o direito a liberdade de pensamento, associação, imprensa etc.
Um Estado é considerado ditatorial quando apresenta eliminação da participação popular nas decisões políticas, concentração do poder político, inexistência do Estado de direito, fortalecimento dos órgãos de repressão e controle dos meios de comunicação de massa.
O Pensamento Político na História
Platão: em sua obra “A República” explica que o indivíduo possui três almas, passional (desejo, instintos e impulsos da paixão), irascível (que se ocupa da defesa e da guerra) e racional