Poder e politica
De Psicologia:
Política e Poder.
Caruaru, 24 de maio de 2013.
Faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP
Disciplina: Psicologia.
Curso: Administração Turma: 1303
Componentes do grupo: Antônio Bruno, Jakeline Bezerra, José Nelson, Luís Filipe, Vannyla Riannely, Maria do Socorro e Sylas Rafael.
Seminário sobre: Poder e Política.
Caruaru, 24 de maio de 2013.
Política e Poder
DEFINIÇÃO DE PODER * O Poder diz respeito à capacidade que “A” tem de influenciar o comportamento de “B”, de maneira que “B” aja de acordo com a vontade de “A”; * O poder pode existir, mas não ser exercido. Ele é, portanto, uma capacidade ou potencial. Uma pessoa pode ter poder e não utilizá-lo; * Provavelmente, o aspecto mais importante do poder é de ser uma função de dependência. Quanto maior a dependência de “B” em relação a “A”, maior o poder de “A” nesse relacionamento.
COMPARANDO LIDERANÇA E PODER: * Os dois conceitos estão inter-relacionados, os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo, o poder é um meio de facilitar suas conquistas; * O poder não requer a compatibilidade de objetivos, apenas a relação de dependência; * A liderança requer alguma congruência entre os objetivos do líder e dos que são liderados.
AS BASES DO PODER
Poder Formal: * Poder Coercitivo – A base do poder coercitivo é dependente do medo. A pessoa reage a esse poder por medo das consequências negativas de seu comportamento; * Poder de Recompensa – O oposto do poder coercitivo é o poder de recompensa. Uma pessoa se submete à vontade ou às ordens de outra porque lhe trará algum benefício; * Poder Legítimo – Nos grupos formais e nas organizações, o acesso mais frequente dos indivíduos a uma ou mais bases de poder provavelmente está em sua posição na estrutura; * Poder de Informação – Na organização, as pessoas que detêm dados ou conhecimentos necessários para os outros podem fazer com que estes se