poder e politica
Etimologicamente, o vocábulo “política”é originário do grego pólis (politikós), referindo-se ao que é urbano, civil, público, enfim, a tudo o que se relaciona à cidade, ou seja, à pólis (BOBBIO, 1993, p. 954). Essa primeira conceituação se relaciona às cidades da Grécia clássica, berço da política, como veremos logo adiante.
Levando-se em conta a relação da política com a história, veremos que a sua definição varia, tomando nuances as mais diferentes, o que torna necessário delimitar as áreas de discussão da disciplina.
A política pode ser abordada a partir do ponto de vista histórico, indagando-se a sua origem e natureza; ou enfocando-a sob a ótica d o poder e da luta pela sua conquista, manutenção e expansão, por exemplo. É possível, outrossim, compreender a política sob o ângulo da relação entre Estado e governo, examinando as instituições por meio das quais o poder é exercido. Ainda, sob um aspecto internacional, a política pode ser analisada partindo-se das relações multilaterais travadas entre os Estados soberanos.
Carl Schmitt reduz a política a uma distinção “amigo-inimigo”, afirmando que o próprio conceito de Estado supõe o de político. Para ele, o inimigo político é o outro, um ser distinto e estranho que, no contexto político, representaria um Estado que sustenta uma opinião diversa, um posicionamento político diferente, tornando-se automaticamente um inimigo. A sua teoria política o levou a identificar-se com