poder e politica
FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Poder e Política
Disciplina: Comportamento Organizacional
Professor: Nelson Germano Beck
Acadêmico: Élio Jose Borges Da Silva Junior
Carazinho 10 de Agosto de 2013.
Introdução
O presente trabalho aborda, em forma de resumo, os temas Poder e Política e explicará como estes influenciam no comportamento das pessoas, sendo elas líderes ou subordinados, dentro das organizações.
Introdução ao tema do poder
As pessoas que detêm poder negam isso, aquelas que o desejam tentam não demostrar o desejo, e as que conseguem obtê-lo não gostam de falar sobre como o conseguiram.
O poder é um processo natural em qualquer grupo ou organização, por isso precisamos saber como ele é obtido e exercido para que possamos compreender o comportamento organizacional como um todo. Nem sempre o poder é uma coisa ruim. Ele é parte da realidade da vida organizacional e não vai deixar de sê-lo.
Uma definição de poder
. O poder é uma capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar outra pessoa para que ela aja de acordo com o que a pessoa que “manda” quer. Os indivíduos podem ter poder e não utilizá-lo. O aspecto mais importante do poder é o de ser uma função de dependência. Quanto maior a dependência de B em relação a A, maior será o poder de A. A dependência baseia-se no conjunto de alternativas percebidas por B e na importância que este dá às alternativas controladas por A. Uma pessoa só pode ter poder sobre você se ela controlar algo que você deseja.
As bases do poder
Poder formal
Baseia-se na posição que o individuo ocupa dentro da organização. Pode emanar da capacidade de coagir o de recompensar, da autoridade formal ou do controle sobre as informações. É subdividido em poder coercitivo (a pessoa reage a esse poder por medo das consequências negativas de seu comportamento), poder de