AD1 - Teoria da ADM
Exercício: Adamastor era um administrador que trabalhava numa empresa do ramo de autopeças e desempenhava sua função na área de controle de qualidade. Decidido a mudar sua vida, Adamastor prestou concurso público e passou a trabalhar na prefeitura de seu município. Sua função passou a ser coordenador de uma política pública na área habitacional, na qual exigia muita habilidade para negociar tanto com empreiteiras como também com o movimento dos desabrigados atingidos pelas enchentes que ocorreram no município. Com base no conteúdo da apostila, responda às seguintes questões:
1) Adamastor pode desempenhar suas habilidades de administrador nas duas situações (no emprego antigo e no novo)? Como isto se aplicaria?
Resposta: Sim. Na empresa que trabalhava ele era responsável pelo controle de qualidade, sendo assim ele administrava as atividades afim de que tudo ficasse dentro das normas da empresa, normas essas que garantiam a qualidade do produto final. Já na função de coordenador, na prefeitura, ele exerce na maior parte do tempo a arte de negociar. Lidando com empreiteiras e com os desabrigados, já que ele atua no setor habitacional. Ambas as situação ele utiliza a arte da negociação.
2) Quais os tipos de organizações podem ser identificados no enunciado?
Resposta: Pública e Privada
3) Discuta o papel do administrador ao desempenhar suas funções aplicando os princípios da ciência e da arte em cada uma das organizações pela qual Adamastor passou.
Resposta: Ele tinha que ter conhecimento científico (no papel de controle de qualidade), para fiscalizar a fabricação das peças, e utilizar a habilidade artística e arte de negociação na prefeitura tanto com os empreiteiros como também com os desabrigados. A ciência interpreta a realidade com base em métodos. Precisa-se dominar a arte de trabalhar com pessoas e a ciência da compreensão dessas pessoas.