Indagações sobre a formação do português no brasil
Resumo: Este trabalho tem por pretensão tratar sobre a existência ou não de uma língua crioula no Brasil.Aborda as características de um crioulo em oposição às características do português brasileiro.É assumida a posição de que o português brasileiro é derivado do português europeu, apesar de apresentar diferenças em relação a este, o que favorece a idéia de que não foi originado de uma língua crioula.
Palavras-chave: Brasil. Colonização. Língua. Formação.Crioulo.
INTRODUÇÃO
Muitos fatores são determinantes para que uma língua se transforme.Dentre esses fatores pode-se citar o tempo, a situação social e o contato com outras línguas.Sobre este vale ressaltar que pode causar pequenas modificações, como a incorporação de novas palavras ao vocabulário, bem como modificações intensas, podendo haver, inclusive, a formação de uma nova língua.
A esse respeito faz-se necessário destacar que,normalmente, em coso de exploração colonial surge uma língua de emergência, língua essa que apresente características de ambas as línguas em contato.Denominada pidgin, tal língua pode evoluir e originar um crioulo.Surge aqui um questionamento sobre o ocorrido no Brasil: A língua comum aos portugueses, indigenase africanos, no período da colonização, originara um crioulo? Talvez não se tenha uma resposta precisa a esse respeito, mas os vestígios deixados e as características do português brasileiro fazem acreditar que não.
INDAGAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
É sabido que as línguas passam por mudanças constantemente.Essas mudanças. Essas mudanças ocorrem naturalmente com o tempo ou através do contato entre línguas. Desse contexto pode haver pequenas transformações, a nível fonológico e lexical, ou mesmo mudanças que afetem a estrutura gramatical da língua. Isso pode ser percebido em situações hipotéticas que exijam a