Ciencias e suas tecnologias
RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS DE SANTA CRUZ
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
PROF. MS. SÉRGIO LUIZ B. TRINDADE
SÉFORA TERESA DE CARVALHO SILVA
CONTRIBUIÇÕES E REFLEXOS DA TEORIA ECONÔMICA DE ADAM SMITH
SANTA CRUZ/RN
2010
CONTRIBUIÇÕES E REFLEXOS DA TEORIA ECONÔMICA DE ADAM SMITH
De acordo com as citações de Adam Smith, a sociedade não é concebida como uma realização estática da humanidade que continua se reproduzindo, entocada e imutável, de uma geração para a seguinte.
Ao contrário, é vista como um organismo que tem sua própria história de vida, ou seja, a sua sociedade está sempre se modificando através das práticas do cotidiano, dessa forma as pequenas mudanças que surgem no nosso dia-a-dia vão diferenciando o presente do passado.
Segundo Smith, se todos procuram promover o seu próprio interesse, a sociedade prospera como um todo, o que determina o princípio da chamada teoria “mão invisível”. Como por exemplo, um empresário ao abrir sua fábrica, o interesse pessoal é dele em expandir seus negócios, mas por outro lado, o benefício de empregos, mão de obra para a infraestrutura, geração de impostos para a cidade, entre outros é um benefício coletivo, uma vez que favorece a sociedade em geral.
Atualmente a forma de produção adotada pelas fábricas e indústrias, baseia-se no princípio da divisão social do trabalho, defendida por Adam Smith, onde o processo produtivo é dividido em várias etapas. Dessa forma, cada individuo é instruído a desempenhar determinada função na fabricação de um certo produto. Podemos citar como outro exemplo, as fábricas têxteis que temos aqui em nossa cidade. Cada trabalhador desempenha uma única função ao confeccionar uma determinada peça. Uns só cortam o tecido, outros só costuram as mangas, outros só pregam botões e etc. Ao final, vemos que quando o trabalho é dividido entre os diversos processos de produção, ganha em agilidade e produtividade.
Com