Autismo
Autismo, integra o elenco dos Transtornos Globais do Desenvolvimento, caracteriza-se por um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.( Fundamentação Legal: Portaria GM/MS nº1635/2002 e Portaria MS/SAS nº 303/1992).
Assistência ou Atendimento em Reabilitação: Terapia realizada para reabilitar os pacientes no desenvolvimento de sua capacidade funcional dentro de suas limitações. Programa de Reabilitação: O atendimento em caráter individual e intransferível, resultado das avaliações, e da capacidade adaptativa do paciente. É caracterizado pelo conjunto de ações, por especialidade, com objetivos qualitativos e quantitativos organizados por metas e atividades a serem alcançadas,. Sendo que, o reingresso ou continuidade do referido programa, fica condicionado a emissão de novo Laudo da APAC, com as devidas justificativas, bem como, novos pacientes plausíveis para ingresso para tratamento de reabilitação(lista de espera),segundo critérios pré- estabelecidos, e a possibilidade de alta para usuários em tratamento de reabilitação por um período superior à um ano.
Kanner (apud BATISTA & BOSA, 2002) descreveu o autismo como um “distúrbio do contato afetivo”,
Causa: Vários autores descreveram as crianças autistas de acordo com os aspectos da síndrome que lhes eram mais marcantes.
Na atualidade não tem um diagnóstico certo a respeito das causas e conseqüências do autismo, o que sobreleva é a hipótese de que a criança já nasce portadora do autismo, mas ainda não sabemos como e por que isso acontece. Há mais de 64 anos os estudiosos buscam por uma resposta melhor a respeito do conhecimento do autismo e de uma maneira eficaz para combater esse transtorno.
Atualmente, estudiosos descrevem o autismo como uma síndrome comportamental definida e com etiologias orgânicas, também definidas.
De acordo com a National Society for