autismo
Porto, 11 de Janeiro de 2010
Índice
1. Introdução………………………………………………………..…pág.3
2. Conhecer o autismo
2.1 História do autismo……………………………………...……..pág.4
2.2 o que é o autismo?.........................................................................pág.4
2.3 etiologia do autismo……………………………………………pág.5
2.4 diagnóstico clínico……………………………………………..pág.6
2.5 tratamento……………………………………………………....pág.8
3. acção psicoeducacional no autista: o método teacch………....pág.8
4. estudo de caso………………………………………………………..pág.10
5. Metodologia
Inquéritos………………………………………………………………...pág.10
6. Conclusão…………………………………………………………….pág.12
7. Bibliografia ………………………………………………………….pág.13
1. introdução
Abordando a problemática de que o autismo existe mas nem sempre é bem aceite, ou entendido por toda a comunidade que o integra, “O Autismo na Sociedade” é o título escolhido para este trabalho.
Em primeiro, porque este é o ponto fulcral deste trabalho, pretendemos inserir, o quanto mais possível nos for, o autismo nos dias de hoje, juntamente com a comunidade que o envolve. De seguida, e em torno do que foi referido, estudar, ainda que de forma muito minúscula, de que forma é entendida esta perturbação comportamental, não só pelas pessoas que mais diariamente convivem com o autismo, mas também pela sociedade em geral. Daqui, partir para um campo um pouco mais global e retirar conclusões acerca de como o autismo é, de facto, encarado pela população contemporânea e quais os meios que todos nós poderemos desenvolver para que, com o passar do tempo, se abram mentalidades e se estabeleçam mais pontes entre eles e nós.
Os tópicos abordados passam pôr: contextualizar o autismo; referir possíveis causas e tratamento; nomear formas de intervenção a nível escolar.
O presente trabalho englobará um relato de uma história verídica. Serão ainda mencionados dados referentes aos inquéritos