Ética um conjunto social
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. A palavra ética origina-se do grego ethos que significa costume, normas de comportamento, práticas morais e tradicionais consideradas valores que regem as condutas humanas de uma determinada sociedade. É um conceito eminentemente ligado ao coletivo, a humanidade está vinculado ao sentimento dos povos.
Ética é um dos grandes assuntos em que se raciona o refletir do ser humano desde os primórdios da filosofia na Grécia Antiga. E esse nascer da ética teve e tem uma íntima ligação com a política, chegando mesmo a uma quase assimilação.
O conceito de ética tem total vinculo ao sentimento dos povos, ao seu modo de viver e aos seus costumes, e tem facilmente evoluído no seu conteúdo.
Quanto à política, a sua ideia se encontra no bem estar social, na harmonia, e na igualdade. A política a mais nobre das ocupações humanas, é o empenho na realização do bem comum, do bem da coletividade ao qual se aplica como a um propósito final. Sendo assim a política é o método e a sabedoria de conquistar e de manter estabilidade do poder. É Cristalino que no momento atual do Brasil, nossos políticos perderam seus parâmetros éticos. A política brasileira parece não encontrar um ponto em comum com a ética. Envolvida em escândalos, a atitude de nossos governantes está distante dos valores éticos da sociedade, não realizando o bem comum, mas visando somente o bem próprio e de seus favorecidos. As práticas morais e clássicas dos valores que acarretam nossa sociedade parecem terem sido esquecidas pelos políticos do nosso país e até mesmo por nós. Atualmente as palavras mais ouvidas no cenário político brasileiro são corrupção, promessas não cumpridas, desvio de dinheiro público, desonestidade, abuso de