Política Publica
Os textos discutidos em sala, nos mostra as várias facetas da educação, a real diferença que faz um país com educação de qualidade, um país que julga a mesma como o quesito mais importante na construção de um país.
Discutimos em sala, além dos textos, o Plano Nacional de Educação, que está tramitando desde 2011. O Plano possui 20 metas a serem atingidas até 2022 e tem como objetivo maior a melhora da qualidade da educação. Nos próximos oito anos ainda devemos melhorar o salário dos professores que, se comparado com o salário de outras profissões de nível superior, ainda está muito baixo, apesar de ter tido acréscimo. Além disto, temos também objetivos como construir um número necessário de escolas para que todos tenham direito a educação e não haver tanta desistência no período escolar.
Um dos assuntos discutidos nos textos é a evasão. A escola ainda possui a “imagem” de ultrapassada, sem atrativos, sem nenhum ponto que dê vontade aos alunos de frequentála, que mostrar interesse. Ainda temos professores com formação inadequada, instalações deficientes e materiais insuficientes. Além de não atrair mais os alunos, também estamos carentes em atrair professores qualificados. Pouquíssimos são os estudantes que tem o objetivo de cursar uma disciplina de magistério no futuro, e os que ainda possuem esta vontade, são alunos de classes inferiores que não acreditam que tenham chances de cursar outra coisa. Infelizmente, são estas pessoas desacreditadas que muitas vezes fazem o curso apenas para ter uma profissão, que formam a sociedade do futuro, sem possuir, muitas vezes, perspectiva e expectativa de crescimento e melhora da qualidade da educação.
As políticas públicas entram em nossas aulas, ao vermos que antes de sermos alunos, somos seres humanos e precisamos lutar pela melhora de nosso país, de nossa sociedade. No texto de