política para gestão de pessoas
Marco Antonio da Silava Fortes
Professor - Cyro Gudolle Sobragi
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Logística (LOD166) – Prática do Módulo I
02/05/13
RESUMO
A evolução na gestão de pessoas tem observado que a valorização dos recursos humanos nas organizações traz inúmeros benefícios para as mesmas, afinal todos os administradores visam gerenciar equipes felizes e comprometidas com a organização. Cabe então a área de recursos humanos auxiliar os administradores nesta tarefa. Através de pesquisas em referências renomadas na gestão de pessoas percebemos que as políticas para gestão de pessoas não servem apenas humanizar o trabalho dentro das organizações, mas que também são ferramentas indispensáveis para qualquer organização que deseja sobreviver nos dias atuais.
Palavras-chave: Gestão de pessoas
1 INTRODUÇÃO
Em um mercado cada vez mais competitivo, o fator qualidade desponta nos interesses dos consumidores. Imprescindivelmente é notável que a qualidade dos produtos de uma organização está totalmente atrelado ao nível de satisfação das pessoas envolvidas no processo, seja de fabricação de produtos ou prestação de serviços. Lacombe (2012, p.18) afirma a importância da qualidade de vida dos recursos humanos em uma organização: “É preciso considerar que, embora pessoas precisem ser administradas pelas organizações como seus recursos humanos, não se pode perder de vista que elas são seres humanos, que querem ser felizes e ter qualidade de vida[...]”.
Nisso, gerenciar pessoas se torna cada vez mais um desafio para os administradores, a este respeito, as organizações devem elaborar políticas que mostrem quais os seus objetivos e de que forma eles serão atingidos para os seus administradores, colaboradores, consumidores ou quem estiver interessado, padronizando assim, quais são seus valores éticos visando em um tratamento igual