Análise Filme Aos Treze
Analisando o filme a personagem principal era uma adolescente que apresentava alguns comportamentos, algumas mudanças físicas e psicológicas consideradas normais nessa fase. Conforme Lacerda e Lacerda (1998), a adolescência é uma fase, onde meninos e meninas passam da infância para a idade adulta, onde aparecem algumas mudanças corporais típicas da puberdade, no caso das meninas já que a adolescente em questão é do sexo feminino essas mudanças são percebidas, como: alongamento dos membros, intumescimento dos seios e o início da menstruação (menarca).
Como foi mostrado no filme, a adolescente diante das mudanças ocorridas no seu corpo começou a se vestir e a se comportar de maneira diferente da de antes. Ela iniciou a busca por uma auto-afirmação, uma maneira de se tornar única. Segundo Outeiral (2003), é nesse momento que as mudanças que surgiram com a puberdade vão caracterizar um período de luto, ou seja, a perda da infância, a perda do corpo e dos pais da infância. É por isso que o adolescente sente a necessidade dessa busca da própria identidade, que conforme Aberastury e Knobel (1970) essa busca de si mesmo e da identidade, é um sintoma da síndrome da adolescência normal, que se caracteriza pela busca da própria autonomia e entrada no mundo adulto. Ou seja, é “[...] a busca da ‘identidade adulta’ [...] na qual o sujeito procura discriminar-se do mundo e ter seu próprio self, ser e saber que é ele mesmo” (ERICKSON apud KNOBEL apud OUTEIRAL, 2003, p.25).
Nessa busca pela a identidade os adolescentes podem criar várias identidades como explica Aberastury e Knobel apud Saito e Silva (2001, p. 107):
[...] os adolescentes experimentam papéis e avaliam a reação que os mesmos provocam no meio; caracterizam-se, dessa forma, por constantes flutuações da identidade com aparecimento [...]. Estas identidades são adotadas sucessiva ou concomitantemente segundo as circunstâncias. [...]: identidade adolescente: que se sustenta na mudança da