Análise filme Aos treze
1) Destaque cenas e aspectos da síndrome normal que aparecem no filme.
Tracy, a adolescente do filme, era uma boa filha, boa aluna até que começa a sair com a garota mais popular da escola.
No ínicio do filme Tracy lê uma poesia que escreveu para sua mãe Mel, que naquele momento não da muita importância, decepcionando a adolescente, nesse momento é percebido a necessidade de intelectualizar e fantasiar.
Na síndrome normal pode ser explicado pela busca de si mesmo e da identidade, onde o adolescente recorre a situações que se apresentam favorável no momento, como grupos.
Identidade negativa- é preferível ser alguém perverso, a não ser nada - na cena do filme quando Tracy vê as garotas roubando objetos na loja, não acha certo, mas logo depois rouba uma carteira de uma mulher que estava falando ao telefone e assim começou a fazer parte do grupo.
Tendência grupal – Tracy pertence ao grupo da Evie, garota popular da escola, na busca de uma uniformidade que pode proporcionar segurança e estima pessoal, Tracy muda de grupo e muda seu modo de vestir e maquiar para fazer parte do novo grupo.
Transfere ao grupo parte da dependência que mantinha com a família e com os pais, nessa transição.
A deslocalização temporal é percebida, quando Tracy não apresenta trabalho porque se esqueceu da data.
Na evolução sexual podem aparecer condutas de bissexualidade, podem ser experimentais que irão definir a idade adulta, Tracy descobre a sexualidade, transando (por imitação à amiga) e também na cena em que beija Evie na boca.
Outra característica da síndrome normal é a contradição nas manifestações de conduta, no filme,Tracy queria ser livre e fazer o que lhe interessava no momento, mas no seu íntimo buscava limites, que sua mãe não oferecia.
A separação progressiva dos pais, onde os pais podem negar o crescimento dos filhos, e os filhos veem os pais com características persecutórias, aparece no filme, pois Mel não percebe as mutilações, uso de drogas,