Política Fiscal
É a manipulação dos tributos (impostos recebidos) e dos gastos do governo para regular a atividade econômica. Essa manipulação tem por objetivo controlar ou estimular o consumo. A arrecadação de impostos influi na renda disponível para consumo, quanto maior o imposto menor será a renda disponível e portanto o consumo. Quando ocorre o contrário, ou seja, imposto menor a renda disponível aumenta e consequentemente o consumo.
Tipos de política fiscal :
-Expansionista
O objetivo é estimular a demanda (consumo), especialmente quando o cenário é de recessão. Tais medidas aumentam a produção, renda e os preços.
Algumas medidas expansionistas: Projetos Minha Casa Minha Vida e Minha Casa Melhor onde o governo federal subsidia parte dos juros;
Isenção ou reduçao do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de veículos e eletrodomésticos;
Gastos públicos ( Bolsa Família, Fome Zero, etc)
Consequências dessas medidas :
Maior produção;
Melhor índice de emprego;
Melhor índice de renda;
Aumento da inflação.
O atual governo brasileiro vem atuando nesse tipo de política fiscal, as últimas medidas foram :
A presidente Dilma Rousseff abriu mão da correção de 4,5% da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2015, oque representou em não arrecadação de R$5,3 bilhões;
Essa medida foi anunciada em cadeia nacional de rádio e TV no dia do trabalhador (1/5/2014), o reajuste de 10% do programa Bolsa Família, segundo cálculos dos economistas o custo aos cofres brasileiros será de R$3,6 bilhões.
-Contracionista
O objetivo é controlar a demanda (consumo), especialmente quando o cenário é de inflação. Tais medidas diminuem a produção, a renda e os preços.
Algumas medidas contracionistas :
Aumento de impostos ou a criação de um novo, somente poderá entrar em vigor no ano seguinte à sua promulgação;
Reduzir gastos do governo.
Consequências dessas medidas :
Diminui o consumo;
Diminui a inflação;
Controla os preços.