Predicação Verbal
— Verbo Intransitivo: é aquele que não pede um complemento> Ex.: O cão morreu. O bebê nasceu. (Quem nasce, nasce).
— Verbo Transitivo: é aquele que pede complemento. O verbo transitivo se divide em: ❶ Verbo transitivo direito: é quando o complemento se liga ao verbo sem a ajuda da preposição. Ex.: Mário ama Paula. José enviou uma carta. (Quem envia, envia algo). ❷ Verbo transitivo indireto: é quando o complemento se liga ao verbo com ajuda de preposição. Ex.: A empresa precisa de empregados. Maria gosta de João. (Quem gosta, gosta de [preposição] alguém). ❸ Verbo transitivo direto e indireto: é aquele que pede os dois tipos de complemento. Ex.: O pai deu um presente ao filho. O diretor anexou o arquivo ao e-mail. OBS.: Qualquer verbo pode mudar de transitividade, de acordo com o sentido.
— Verbo de Ligação: é aquele que aponta estado, mudança de estado ou qualidade. Ex.: João é esperto. O livro está rasgado
● Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, continuar, ficar, andar, viver, parecer, tornar-se, virar (quando indicam estado ou mudança de estado).
OBS.: O adjunto adverbial pode acompanhar qualquer tipo de verbo. Ex.: O cão morreu de sede (adjunto adverbial de causa). Maria ama muito (adjunto adverbial de intensidade) João. A empresa precisa hoje (adjunto adverbial de tempo) de empregados. O pai realmente (adjunto adverbial de presente ao filho) deu um presente ao filho.