Predicação verbal e Adjunto Adnominal
1) Verbos Intransitivos
É aquele verbo traz consigo a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido, pois sua ação já é completa. Sua ação não transita.
Ex: Rei Hussein, da Jordânia, morre aos 63. A rosa vermelha murchou O celular travou Entenda que esses verbos não necessitam de qualquer elemento para complementar seu sentido, pois quem morre, morre, oque murcha, tende a murchar, aquilo que trava, tende a travar.
Existem verbos intransitivos, todavia, que vêm acompanhados de um complemento a mais, exprimindo alguma circunstância - lugar, tempo, modo, causa, etc.
Não deve-se confundir esse elemento a mais com complemento de verbo. Observe esse exemplo: Alessandra fala que irá cortar o cabelo para cerimônia.
Aparentemente, o verbo “cortar” apresenta complementação, pois quem corta ,corta alguma coisa, porém "lugar" é uma circunstância e não complementação, como à um primeiro olhar possa parecer.
Todos os verbos que indicam destino ou procedência são verbos intransitivos, normalmente acompanhados de circunstância de lugar - Adjunto Adverbial de Lugar. São eles ir, vir, voltar, chegar, cair, comparecer, dirigir-se.... Esses verbos admitem as preposições a e de; esta para indicação de procedência, aquela para a indicação de destino.
2)Transitivos
É o verbo que vem acompanhado por complemento: quem fala , fala alguma coisa; quem promete, promete algo a alguém. O sentido desse verbo transita, isto é, segue em frente, integrando-se aos complementos, para adquirir sentido completo. Veja:
S. Simples Predicado
Os idosos necessitam de ajuda
No