Eletrotecnica
Curso: Eletrotécnica Turma: 01/14
Alunos:
TRABALHO
DE
ELETRICIDADE BÁSICA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONCLUSÃO
4. REFÊRENCIA BIBLIOGRAFICA
1. Introdução
Este trabalho tem como tema de estudo a Capacitância ou Capacidade elétrica, os quais fazem parte da física que aborda as questões que envolvem a eletricidade.
A capacitância é uma grandeza elétrica que certos materiais ou componentes denominados capacitores possuem. O capacitor apresenta a grandeza capacitância como característica que é a propriedade de armazenar cargas elétricas por unidades de tensão. 2. Desenvolvimento
• Capacitância ou capacidade elétrica é a grandeza escalar determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser acumulada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que atravessa um capacitor numa determinada frequência. Sua unidade é dada em farad. Quanto maior a carga elétrica (Q) acumulada maior a Energia potencial elétrica (Epe).
Tradicionalmente representa-se um capacitor por duas linhas perpendiculares ao sistema elétrico e com a letra C, simbolizando duas placas metálicas separadas por um dielétrico.
Portanto a capacitância corresponde à relação entre a quantidade de carga acumulada pelo corpo e o potencial elétrico que o corpo assume em consequência disso. O dispositivo mais usual para armazenar energia é o capacitor ou condensador. A capacitância depende da relação entre a diferença de potencial (ou tensão elétrica) existente entre as placas do capacitor e a carga elétrica nele armazenada. É calculada de acordo com a seguinte fórmula: ,
Onde:
• É a capacitância, expressa em farads. Como esta unidade é relativamente grande, geralmente são utilizados os seus submúltiplos, como o microfarad, o nanofarad ou o picofarad.
• É a carga elétrica armazenada, medida em coulombs;
• É a diferença de