Fichamento
O sintagma suboracional pertence à uma determinada parte de uma oração. Isso acontece sempre que os seus complementos são mais complexos.
Em outros casos, existe o sintagma superoracional onde há uma inversão, a oração subordinada atuará como determinante e a principal como determinada.
Muitos termos não apresentam uma relação sintagmática entre si. Quando existe uma simples coordenação entre os constituintes da oração têm-se uma sequência. As sequências podem ser classificadas em suboracional e superoracional. Têm-se uma sequência suboracional quando existem termos compostos, como sujeito por exemplo, que interagem entre si. Enquanto que, uma sequência superoracional existe quando temos duas ou mais orações interagindo entre si na mesma frase. Na relação entre sintagma e análise sintática temos, segundo Kury, que a análise sintática se resume na depreensão dos sintagmas em ordem decrescente...e na separação das sequências que se encontram em cada nível sintagmático. Em outras palavras, a análise sintática desfaz os elementos que compõem a frase, e após isso observa a sua estrutura. Os períodos serão divididos nas orações e cada oração será dividida em termos. A análise sintática se torna importante no estudo da língua, pois ela nos ajuda a perceber relações entre os componentes da frase, e com isso facilitar a nossa compreensão.
De acordo com Kury, frase “é a unidade de comunicação entre o falante e o ouvinte ou entre escritor e leitor. O que difere uma frase das outras é a entonação, pois esta permite sugerir os sinais de pontuação dependendo da forma que foi expressada pelo falante, como por exemplo um