POLÍTICA EXTERNA DA ERA VARGAS
ERA VARGAS (1930 – 1945)
SÃO PAULO
2013
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ERA VARGAS (1930 – 1945)
Trabalho apresentado como um dos pré-requisitos para a obtenção da pontuação na disciplina de Política Externa Brasileira do curso de Relações Internacionais sob orientação do Professor David Magalhães.
SÃO PAULO
2013
INTRODUÇÃO
ERA VARGAS (1930 - 1945)
A política externa brasileira do período que antecedeu e se prolongou durante o governo de Getúlio Vargas pode ser divididas em três fases importantes, sendo a primeira delas o americanismo (ora na sua versão pragmática, ora ideológica) e o alinhamento automático aos Estados Unidos até o fim da Republica Velha (1930), seguida da eqüidistância pragmática, estratégia que visava à aproximação e negociação alternadas em busca dos interesses nacionais barganhados entre Alemanha e Estados Unidos, e por fim o posicionamento brasileiro alinhado aos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial.
Getúlio Vargas chega ao poder em três de novembro de 1930 por um golpe de Estado. Assume o governo em um período conturbado, provocado pela crise de 1929 e isso, dentre outras fatores, fizeram com que fossem necessárias transformações econômicas e sociais profundas, como a mudança do modelo agroexportador para modelo de desenvolvimento, que proporcionaram uma nova perspectiva do interesse nacional e como este era expresso no cenário internacional.
O governo de Vargas não obteve muitos desafios em ser reconhecido internacionalmente, pelo fato principal de dar continuidade dos compromissos assumidos anteriormente. No âmbito interno deu procedência a política de Rio Branco no que tange as demarcações das fronteiras. E a relação com os Estados Unidos não foram afetadas, apesar de algumas divergências e