Brasil:do nacionalismo ao liberalismo econômico
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
brasil:do nacionalismo ao liberalismo econômico
2008
brasil: do nacionalismo ao liberalismo econômico
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina História.
Orientador: Prof. Gleiton Lima
2008
INTRODUÇÃO
Os anos de 1951-1960 foram marcados por questões sociais, políiticas e econômicas infuenciadas pelos movimentos ideológicos, tais como:Nacionalismo, Liberalismo e o Populismo. O principal objetivo dos governantes nesse período foi firmar uma aliança com os E.U.A, que após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria havia se tornado uma Superpotência. No período varguista há o fortalecimento da classe operária que passa a reivindicar do governo a garantia de melhores condições de vida e trabalho. Em 1961 é criada a Política Externa Independente que se constitui num vínculo diplomático de interesse nacional e que chega ao fim em 1964 com o Golpe Militar.
DESENVOLVIMENTO
O quadro político, econômico e social do Brasil entre os anos de 1951-1964 sofreu influência do Nacionalismo( movimento ideológico originário do século XVIII, que representa uma política de autodeterminação econômica-política deum país), do Liberalismo ( filosofia política que visa limitar o poder político, defendendo os direitos individuais ) e do Populismo ( prática política que visa pôr o povo de forma geral no centro de toda ação política com a finalidade de conseguir seus próprios interesse políticos e econômicos. Nesses mesmos anos a política externa brasileria manifestou novas características, que apesar de se evidenciiarem em governos diferentes( Getulio Vargas, Juscelino Kubistschek, Jânio Quadrios e João Goulart) apresentaram semelhanças entre si. Durante a metade do século XX incluiu o Brasil