Acidente de trabalho
Emanuel Libório
Resumo
Os riscos ocupacionais relacionados aos agentes biológicos estão amplamente distribuídos na estrutura de uma unidade de saúde, sofrendo variações proporcionais aos contatos mais intensos e diretos com os pacientes, principalmente, sangue, secreções e outros fluídos corporais.
O acidente envolvendo material biológico potencialmente infectado pode trazer repercussões psicossociais ao profissional acidentado, levando a mudança nas relações sociais, familiares e de trabalho. Na prática pouca atenção é dispensada aos acidentes com materiais perfuro cortantes. Os fatos evidenciam que tanto o empregado quanto o empregador, costuma menosprezar esse tipo de acidente por não terem a real consciência dos riscos envolvidos nos acidentes, que podem, ao longo do tempo, serem causadores de doenças ou até de morte do trabalhador. Acreditamos que estudos adicionais são necessários para se conhecer melhor os reais fatores de risco relacionados ao acidentes envolvendo materiais biológicos, para que medidas preventivas mais eficazes possam ser implementadas.
As principais causas de acidentes estão relacionadas à: descuido, condições dos pacientes, não observação das medidas de prevenção, excesso de autoconfiança, inadequação dos materiais, pressa e sobrecarga de trabalho entre outros.
Estudos demonstram que os riscos relacionados aos acidentes ocupacionais com material biológico são bastante diversificados, nesses estudos, os profissionais afirmam ter conhecimentos a respeito dos riscos relacionados aos acidentes, entretanto, verificamos deficiências e duvidas relacionada, principalmente, aos mecanismos de transmissão de algumas doenças. Também identificamos profissionais que manifestaram a necessidade de maiores esclarecimentos relacionados aos acidentes envolvendo material biológico.
Poucos profissionais adotam medidas compatíveis com os acidentes sofridos, desde os primeiros cuidados com a área exposta