Economia Politica Internacional Plano de Ensino 2015
CURSO: Relações Internacionais
DISCIPLINA: Economia Política Internacional
CÓDIGO:
CARGA HORÁRIA: 75 horas ANO/ SEMESTRE:2015/1
PROFESSOR: Marcelo Gonçalves do Valle
PLANO DE ENSINO
EMENTA DA DISCIPLINA
Introdução à Economia Política Internacional. Escolas de Economia Política Internacional: Realismo, Liberalismo e Estruturalismo.
Neomercantilismo e nacionalismo econômico; Liberalismo clássico: Adam Smith e David Ricardo; A crise do liberalismo clássico e o pensamento keynesiano; As abordagens marxistas: o pensamento de Marx sobre o livre comércio, Imperialismo, as Teorias da Dependência; o Neoliberalismo e o Consenso de Washington.
Os Regimes internacionais: Teoria da Estabilidade Hegemônica, o Neoliberalismo Institucional.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Objetivo geral
O curso busca analisar de forma crítica as principais abordagens teóricas do campo da Economia Política Internacional. Serão examinados o mercantilismo, o nacionalismo econômico e a teoria da estabilidade hegemônica; o liberalismo clássico; o marxismo; as teorias da dependência; o keynesianismo e o neoliberalismo.
Estimular-se-á a durante a disciplina a criação cultural e o pensamento reflexivo, o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais.
Objetivos específicos
O curso é essencialmente teórico, mas buscará ligar as abordagens teóricas do campo da Economia Política Internacional aos momentos históricos, embora não seja seguida uma linha cronológica. Isso visa dar sustentação empírica às teorias, outro objetivo do curso.
É necessário ressaltar que para melhor compreensão do conteúdo, o curso conterá também, ao longo das aulas teóricas, elementos de economia internacional, como o estudo do balanço de pagamentos e de taxa de câmbio.
Ao final do curso o aluno deve ser capaz de discutir se o livre comércio é ou não um elemento gerador de riqueza para um país, a partir das teorias