crescimento de desenvolvimento
Prof. Manoel Vieira Neto
Crescimento e desenvolvimento – adolescência.
A transição para a adolescência é marcada por uma série de eventos físicos e culturais significativos, que contribuem notavelmente para o crescimento e o desenvolvimento motor.
O período de tempo que constitui o que conhecemos como “adolescentes “ é afetado tanto pela biologia como pela cultura. Ele é afetado pela biologia porque afinal da infância e o aparecimento da adolescência são marcados pelo início da maturação sexual. Ele é afetado pela cultura porque afinal da adolescência e o início da idade adulta são marcados pela independência financeira e emocional da família.
Crescimento adolescente
O aparecimento da adolescência é marcado por um período de aumentos acelerados tanto no peso como na estatura. A idade do aparecimento, a duração e a intensidade desse surto de crescimento têm base genética e variam consideravelmente de indivíduo para indivíduo. O genótipo do indivíduo (potencial de crescimento) estabelece os limites para o crescimento individual. Entretanto, o fenótipo de um indivíduo (condições ambientais) terá influência marcante no alcance desse potencial de crescimento.
Altura
Por causa da interação do genótipo com o ambiente, ocorre considerável variabilidade no processo de crescimento entre indivíduos do período de adolescente. Entretanto, um período definido de crescimento acelerado acontece no final da infância. Esse período é conhecido por uma variedade de termos, incluindo surto de crescimento adolescente, período de aceleração pré-adolescente e período circumpúbere. Esse período de “crescer como erva daninha” começa antes da maturação sexual. Portanto, para nossos objetivos, nos referimos a ele como o surto de crescimento adolescente.
O surto e crescimento adolescente (período circumpúbere)
É um período que dura aproximadamente quatro anos e meio. Os meninos, em média, iniciam seus surtos de crescimento