Política, diretrizes e planejamento de gestão de pessoas
Política
Busca-se apresentar cada um dos processos, com as atividades envolvidas, sendo que os processos que integram a área de pessoal, devem respaldar os valores institucionais que estão baseados em princípios que demandam ações subseqüentes.
Diretrizes
Planejamento de Gestão de Pessoas
Recrutamento e seleção - O recrutamento e a seleção de pessoal são dois processos utilizados para suprimento de duas demandas, uma proveniente da empresa e outra do trabalhador, para contratação de profissionais para cargos numa organização. Esses processos são geralmente realizados por pessoas qualificadas, e envolvidas na área de Recursos Humanos. Em poucas palavras, recrutar é procurar um conjunto, de maior número possível de pessoas que supram à necessidade de preenchimento de um cargo, de acordo com o planejamento de recursos humanos. Selecionar é escolher entre essas pessoas, a potencialmente capaz para ocupar o cargo em questão (CHIAVENATO, 2005).
PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS:
Deve responder a questão: Quem deve trabalhar na empresa? Denominado processo de provisão ou suprimento de pessoas. Incluem ações voltadas ao recrutamento, seleção, contratação e lotação. Também deve responder a questão: O que as pessoas deverão fazer? Assim é utilizado para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Inclui desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, e orientação das pessoas.
Contratação e Lotação
Segundo Malik et al (1998), contrato pode ser definido como um instrumento por meio do qual diferentes partes afirmam formalmente suas vontades, direitos e obrigações. O contrato de trabalho corresponde a essa definição, embora deixe muitas entrelinhas para serem preenchidas.
Lotação é definida como a atividade de aplicação dos trabalhadores que visa basicamente colocar o trabalhador, novo ou antigo,