Política de Preços Aplicada ao Pequeno Varejo: Um Enfoque Prático
O artigo discute as principais estratégias do marketing de preços aplicadas no varejo.
José G. Lupoli Junior
RESUMO
O texto propõe a utilização do composto preço como uma importante ferramenta estratégica, ao alcance das empresas comerciais, sejam elas grandes ou pequenas organizações, quando intimamente relacionadas aos objetivos estratégicos da empresa.
O foco principal do artigo é a pequena empresa comercial que, por enfrentar crescente e acirrada concorrência das grandes empresas varejistas, necessita adquirir os conhecimentos técnicos a baixo custo, algo que apenas a produção acadêmica é capaz de oferecer, isto porque a Academia é a grande fonte ostensiva de conhecimento.
Por ter este direcionamento, o trabalho, além de descrever as principais técnicas de precificação recomendadas por autores ligados às áreas de marketing e varejo, detalha, através de um de caso prático de uma pequena organização comercial do ramo de alimentos, a utilização dos preços como meio de se atingir objetivos estratégicos.
INTRODUÇÃO
Para os autores da área de marketing o composto preço possui destacada relevância, visto a quantidade de autores que aborda o assunto. O tema também recebe importância invejável de autores de outras áreas de estudos, como economia, finanças e ética.
No caso das empresas, as preocupações com o assunto não são diferentes. Principalmente se observarmos que o tema está, mais que qualquer outro, ligado estreitamente com a sobrevivência ou a morte de uma organização no curto prazo.
Na óptica do ramo varejista, inserido atualmente em um ambiente extremamente competitivo, as preocupações aumentam drasticamente de proporção. Para o pequeno comerciante, que toma suas decisões de preços com pouco ou nenhum conhecimento técnico, as questões têm grandes chances de serem tratadas de forma simplista e restrita, reduzindo ou anulando as oportunidades que as estratégias de