Estratégias mercadológicas em pequenas empresas
Área: ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Resumo
O artigo a seguir busca retratar de forma teórica e com casos práticos a importância das estratégias de marketing nas pequenas empresas, utilizando-o para imprimir diferenciais competitivos e assim alavancar suas vendas. O estudo foi feito através de uma pesquisa documental, conceituando os principais pontos de marketing e buscando exemplos de algumas estratégias mercadológicas utilizadas por pequenas empresas que geraram resultados satisfatórios. Através do estudo pode-se perceber que o marketing atende as necessidades de qualquer tipo e tamanho de empresa, devendo apenas adequar suas possíveis ações a serem utilizadas em função da disponibilidade de recursos por parte da empresa, beneficiando-se com aspectos que podem tornar a gestão de marketing mais simples, como por exemplo, a sinergia entre os departamentos que acontece de forma mais constante em pequenas empresas.
Palavras-chaves: estratégias; pequenas empresas; marketing.
1 INTRODUÇÃO
Segundo o estudo As pequenas empresas do simples nacional (2011) realizado pelo
SEBRAE, as empresas de pequeno porte representam o maior faturamento anual e são as maiores geradoras de emprego. Dados revelam que em 2009 existiam 438.513 empresas de pequeno porte no Brasil, distribuídas por todo país com maior concentração nas regiões sudeste e sul. A pesquisa aponta ainda que, uma pequena empresa em 2009, obteve faturamento médio de R$ 647.984,00, e é no setor do comércio em que se encontra o maior número de empreendimentos.
A partir desses dados, constata-se a colocação de Ricca (2005), que uma vez que as pequenas empresas estão cada vez mais numerosas e representativas na economia do país, é necessário um enfoque para uma gestão mais especializada e profissional. Nessa realidade destaca-se o papel do marketing, como uma ferramenta de trabalho para alavancagem no mundo empresarial, adaptado as