orientações Papa Francisco
(Baseado no encontro realizado com seminaristas, noviços, noviças e Religiosos – Roma 06/07/2013)
1. PROVISÓRIO X PERMANENTE:
“Escutei um seminarista, um bom seminarista, que dizia que ele queria servir a Cristo, mas por 10 anos, e depois pensaria em começar outra vida. Eu me caso até que dure o amor; eu me torno Irmã, mas por um ‘tempinho’, ‘por um pouco de tempo’, e depois vejo. Isto é perigoso! Estamos sob a pressão da cultura do provisório, mas nesta época não é fácil uma escolha definitiva.
Como posso ser livre, desta cultura do provisório? Devemos aprender a fechar a porta da nossa cela interior, de dentro, temos que aprender a fechar a porta de dentro! E se não sou seguro, peço um tempo, e quando me sinto seguro, em Jesus porque sem Jesus ninguém é seguro, fecho a porta”.
2. ALEGRIA:
Sempre onde estão os Consagrados, os Religiosos e Religiosas, os jovens, tem alegria! É a alegria da novidade, é a alegria de seguir Jesus; a alegria que nos dá o Espírito santo, não a alegria do mundo. Mas de onde nasce a alegria? Alguns dirão: a alegria nasce das coisas que temos, e então procuro o último modelo de smartphone, o carro que se faz ver... Mas eu vos digo, me faz mal quando vejo um Padre ou uma Irmã com um carro do último modelo: mas isso não se pode! Eu acredito que o carro seja necessário, porque se tem que fazer tanto trabalho e movimentar-se de uma parte a outra... Mas peguem um carro mais simples! A alegria não nasce não vem das coisas que se tem! Outros dirão que vem das experiências mais extremas para sentir a emoção das sensações mais fortes, dirão que nasce da roupa que está na moda. A alegria não é emoção de um momento.
A verdadeira alegria não vem das coisas, do ter, não! Nasce do encontro, da relação com os outros, nasce do sentir-se aceito, compreendido, amado e do aceitar, compreender e amar: e isto não por interesse de um momento, mas porque o outro é uma pessoa. A alegria nasce da