Projeto multidisciplinar
O Grupo Pão de Açúcar faz negócios e trabalha orientada pela ética, valor que permeia todas as suas ações. Conciliando interesses de acionistas, clientes, fornecedores, comunidade e valorizando o ser humano em todos os relacionamentos que mantém, o Grupo pauta sua ação pelos seguintes princípios: respeito, honestidade e integridade, humildade e coragem, qualidade de vida, responsabilidade, transparência, respeito à confidencialidade, preservação ambiental, qualidade na prestação de serviços.
1- Fundamentos de Administração
Descrição da Organização
1.1-Denominação e forma de constituição
Em 1948, o imigrante português Valentim dos Santos Diniz funda a doceira Pão de Açúcar. Era o início de um dos maiores grupos empresariais brasileiros, que não só desempenhasse suas funções comerciais, mas também cumprisse uma função social.
Com o desenvolvimento dos negócios, após quatro anos foram abertas duas filiais e, em 1959, é inaugurado o primeiro supermercado da rede.
Após a incorporação da cadeia Sirva-se, em 1965, a rede chegava a 11 lojas. No ano seguinte, é inaugurada em Santos a primeira loja fora da cidade de São Paulo. Em 1968, quando a rede já era composta por 64 lojas, foi criada a Divisão Internacional, fazendo com que as lojas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) chegassem a Portugal, Angola e Espanha.
Na década de 70, o Grupo passou por uma grande expansão, com a aquisição da rede Eletroradiobraz e com a inauguração da primeira geração de hipermercados do país, as lojas Jumbo. Em 1978, as redes de supermercados Superbom, Peg-pag e Mercantil são adquiridas. E, em 1979, inaugura a rede Minibox, um conceito de lojas despojadas, com um número reduzido de itens e preços muito competitivos, direcionadas à população de baixa renda.
1.2 - Dados e fatos relevantes da origem da organização
A diversificação dos negócios é marcada pela aquisição de cinco lojas do Bazar 13 e mais seis da rede Morita. Em 1980, são inaugurados os dois primeiros