Política bem comum ou exercício do poder
Número 8 - Destaque os aspectos do pensamento político de Platão que culminam com a ideia de um rei filosofo.
R=E aquela pessoa que pela contemplação das ideias, conheceu a essência da justiça e tem conhecimento suficiente para governar a cidade.
Número 9 - A base do pensamento político de Aristóteles é a afirmação de que “O homem é por natureza um animal político”. Explique:
a)como ele chegou a tal conclusão ? R=Para Aristóteles a organização social adequada á natureza do homem é a polis (cidade) é vista por Aristóteles como um fenômeno natural, por isso o homem verdadeiramente digno desse nome é um animal político, isto é, envolvido na vida da polis
b)Como essa conclusão se vincula à ideia de que o objetivo da política é o bem comum, e o que é o bem comum para ele.
R= A ideia de que a política tem como objetivo o bem comum, que em Platão seria a justiça e em Aristóteles a vida boa e feliz, orientou grande parte da reflexão política até hoje.
10. A partir da Idade Média, que relação se estabeleceu no pensamento político entre a ideia de Deus e a de governante? Que teoria se formulou a seu respeito no inicio da Idade Moderna? Explique-a.
R= Na Idade Media com o desenvolvimento do cristianismo e o esfacelamento do Império Romano, a Igreja se consolidou, primeiramente como um poder extra político. Mas depois, ao longo da Idade Média e em parte da Idade Moderna, ocorreu uma aliança entre o poder eclesiástico e o poder político, e que como a Igreja Católica entendia que todo poder pertence a DEUS, surgiu a ideia de que os governantes seriam representantes de Deus na Terra.
Número 11- O realismo político de Maquiavel inaugurou uma nova maneira de pensar política.Que novidade foi essa?Como essa novidade se expressou?
R= Maquiavel, pelo dizer crítico do historiadores, afirma-se que tenha quebrado com a corrente tradicional da história, ou seja, que ocorre uma ruptura, onde o pensamento dele vai dentro de uma