Trabalho
Notas: 1
De acordo com o livro texto assinale as afirmações parcial ou totalmente incorretas:
a) Quem afirma que o poder corrompe e que todo poder é violência é coerente consigo afirmando também que o governante que não usa de seu poder é mau governante.
b) Na tradição filosófica grega e no início da modernidade, se diz que o poder é tanto o poder do pai sobre os filhos, quanto o poder de punir quem se tornou culpado por delito, a ponto de ser tratado o culpado como se fosse escravo, e também o poder político, exercido pelo bem de quem governa e de quem é governado.
c) Tanto Santo Agostinho, quanto Maquiavel, pensam que é impossível haver compatibilidade entre ética e política. Mas enquanto Agostinho diz que isso se deve ao fato de na política os seres humanos viverem longe de Deus, Maquiavel diz que nem o bom governante pode deixar de fazer o mal quando necessário para realizar o bem comum.
d) Tipologia mais recente do poder distingue entre o poder político, para o qual o meio especifico do poder é a violência física, o poder econômico, para o qual a posse de bens obriga a quem não tem bens a agir de acordo com quem os tem, e o poder ideológico, para o qual é no campo do saber que se decide quem manda e quem obedece.
e) Segundo Maquiavel, todos os políticos são corruptos e é impossível fazer o bem na política, e a menos pior das formas de governo é o governo despótico. Como ele diz, “aqueles que vencem, qualquer que seja o modo como vencem, nunca sentem vergonha disso”, e “onde muitos erram ninguém será castigado, e as falhas pequenas são punidas, enquanto as grandes e as graves são premiadas”.
f) O neoliberalismo contemporâneo, aplicado nos governos de Tatcher na Inglaterra, no governo Reagan nos EUA, e no de Pinochet no Chile, defende que quanto menos política houver, melhor é, e que, portanto o melhor Estado é o menor, e que a liberdade humana só se garante através da total liberdade econômica.
Escolher uma resposta.
a. "c" e "f" estão