Polya
1ª etapa: compreensão do problema
O primeiro passo é entender o problema.
É importante fazer perguntas. Qual é a incógnita? Quais são os dados? Quais são as condições? É possível satisfazer as condições? Elas são suficientes ou não para determinar a incógnita? Existem condições redundantes ou contraditórias?
Construir figuras para esquematizar a situação proposta no exercício pode ser muito útil, sobretudo introduzindo-se notação adequada.
Sempre que possível, procurar separar as condições em partes.
2ª etapa: construção de uma estratégia de resolução
Encontrar conexões entre os dados e a incógnita.
Talvez seja conveniente considerar problemas auxiliares ou particulares caso uma conexão não seja encontrada em tempo razoável.
É importante fazer perguntas. Você já encontrou este problema ou um parecido?
Você conhece um problema semelhante? Você conhece teoremas ou fórmulas que possam ajudar?
Olhe para a incógnita e tente achar um problema familiar e que tenha uma incógnita semelhante. Prof. Antônio Luiz Pereira MAT450 - Seminários de Resolução de Problemas
Agnelo, Antonio Mateus, João Matias e Thiago Rodrigo 12 de 21
Caso você encontre um problema relacionado ao seu e que você sabe resolver, tente aproveitá-lo. Você pode usar seu resultado ou método? É necessário introduzir algum elemento auxiliar de modo a viabilizar esses objetivos?
Você consegue enunciar o problema de uma outra maneira?
Caso você não consiga resolver o problema dado, tente resolver um problema parecido! Você consegue imaginar um caso particular mais acessível? E um caso mais geral e/ou mais acessível? Você consegue resolver alguma parte do problema? Mantenha apenas parte das condições do problema e observe o que ocorre com a incógnita: como ela varia agora? Você consegue obter alguma coisa desde os dados? Você consegue imaginar outros dados capazes de produzir a incógnita? Você consegue alterar a incógnita