Elementos
Elementos da Matemática I – 1º Ano de Educação Básica– 1º Semestre
Ano 2014/2015
Índice
Introdução 3
Biografia de George Polya 4
Problema 1 5
Proposta de resolução 1 5
Proposta de resolução 2 6
Problema 1.a 8
Proposta de resolução 1.a 8
Proposta de resolução 2.a 10
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução
No âmbito da disciplina de Elementos de Matemática I, com base no tema “Resolução de Problemas”, foi-nos sugerida a realização de um trabalho de grupo ao qual nos foi proposto resolver problemas segundo o Modelo de Polya.
Este trabalho permite-nos compreender, planear, executar e avaliar de uma forma mais clara a resolução de problemas, sendo estas as quatro fases do Modelo de Polya.
Primeiramente, iremos expor e resolver um problema de acordo com as fases anteriormente referidas desenvolvendo duas propostas de resolução. De seguida, com base no problema inicial, será formulado um novo problema que será resolvido com as mesmas especificações do problema base e, apresentando também, duas propostas de resolução.
Por fim, iremos colocar em ambos os problemas algumas questões que possam ajudar na compreensão destes.
Biografia de George Polya
George Polya, matemático húngaro, nasceu em Budapeste a 13 de Dezembro de 1887 e faleceu a 7 de Setembro de 1985, com 97 anos. Filho de pais asquenazes, Anna Deutsch e Jakab Polya que, posteriormente, se converteram ao catolicismo romano em 1886. Apesar de os seus pais serem religiosos, Polya foi batizado na Igreja Católica Romana e, posteriormente, tornou-se agnóstico.
Polya foi professor de matemática de 1914 a 1940 em ETH Zurique na Suíça e de 1940 a 1953 na Universidade de Standford. Posteriormente,