Poluição água salgada
“Um recurso em processo de contaminação
RESUMO
O artigo refere-se à importância que deixamos de dar acerca da poluição dos mares. O pior problema, atualmente, é o enorme despejo de esgoto (não tratado) e de efluentes industriais, sem qualquer preocupação com as possíveis consequências.
Isso foi dito por Stjepan Kecknes, diretor do Centro de Programas de Atividades Oceânicas e Costeiras do PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cuja tarefa é auxiliar na limpeza dos mares do nosso planeta. Oitenta e cinco por cento dos 20 bilhões de toneladas de material poluente despejados anualmente nos oceanos provêm dos continentes. Noventa por cento desse material permanece na área costeira, criando sérios problemas ambientais e de saúde. Somente o petróleo mata milhões de criaturas marinhas todos os dias, se depender dos políticos, o mar será transformado em lixo morto coberto com esgoto e petróleo.
PALAVRAS-CHAVES: Poluição dos mares, esgoto, afluentes.
1. INTRODUÇÃO:
A partir da segunda metade do século passado os acidentes relacionados à degradação do meio ambiente, tanto com a poluição do solo, água ou do ar estão se tornando acidentes reincidentes no mundo. A dinâmica da sociedade, seus fluxos e ocupação territorial e o desenvolvimento de atividades de aproveitamento econômico, exerce efeitos marcantes sobre o ecossistema e são por estes diretamente influenciados. Portanto, a garantir o equilíbrio das demandas urbanas, industrial e rural com a capacidade de suporte do ambiente, faz-se necessário uma ação em longo prazo, está devidamente alicerçada em dados técnico-científicos, aos quais deverão ser regulamentado, difundida para a sociedade e incorporado aos programas de governo, como única forma de garantir a sua efetiva implementação e eficácia. A idéia fundamental é criar uma plataforma sólida de analise ambiental do espaço geográfico, como subsidio para a tomada de decisão de gestão ambiental.