“Contrastes entre países desenvolvidos e países em
Índice 2
Introdução 3
Poluição Hídrica 4
Contaminação das Águas Salgadas 5
Estratégias de preservação do património 6
Ex. de acordo entre os países: 6
Ex. de um organismo internacional 7
Ex. de uma instituição internacional de cariz ambiental: 7
Ex. de ONG de cariz ambiental 7
Ex. Ajudas de Projetos de Desenvolvimento Ambiental 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Com este trabalho pretendo analisar as causas e consequências da contaminação das águas salgadas e as estratégias de preservação do património, nomeadamente as ações públicas de Organismos Internacionais, das ONG, do Protocolo de QUIOTO que tentam a todo o custo preservar o ambiente e das Ajudas de Desenvolvimento Ambiental e desenvolver os meus métodos de pesquisa e recolha de dados, de modo a que no final possa ter descoberto o que se pode fazer para conservar o nosso ambiente.
Poluição Hídrica
A poluição da água é causada, principalmente, pelas atividades humanas. Considera-se que a água está poluída quando a sua composição está alterada, tornando-se imprópria para consumo.
A crescente poluição hídrica é resultado do aumento demográfico e do desenvolvimento acelerado das atividades económicas, as quais não são acompanhados pela construção de infraestruturas e de uma rede de saneamento básico equilibrada.
Os baixos índices de tratamento dos efluentes urbanos e industriais e a utilização de fertilizantes na agricultura têm provocado graves problemas de poluição dos rios e albufeiras, podendo ainda contaminar as águas subterrâneas.
São inúmeras as consequências da poluição da água, quer ao nível de saúde pública, quer no equilíbrio dos ecossistemas ou no desenvolvimento das regiões.
Estima-se que, em 2050, a população mundial possa vir a aumentar para cerca de 12 mil milhões de pessoas. Destas, cerca de 60 por cento deverá viver a menos de 60 Km de distância do mar. As atividades